(Thiago de Mello).
Muito bacana a iniciativa de criar um espaço de encontro das memórias do ME, e principalmente, do movimento pela meia-passagem (sem burocracia), conquista histórica da juventude secundarista e universitária dos anos 80 e 90, e que também foi um grande movimento de retomada das lutas juvenis, que vinham de uma experiência adversa com a repressão imposta pelo regime militar. Muita gente, que hoje, como nós, aí da foto, tá de barba e cabelo brancos, na meia-idade...
Interessante lembrar a participação do PT (Partido dos Trabalhadores) como importante espaço político aglutinador dessa juventude, que vinha numa crescente mobilização, deste a segunda metade dos anos 80 em todo país por mais verbas para a educação pública, e em todos os níveis, e pela garantia da meia-passagem. A sociedade nunca vira na cidade um movimento de massa naquele nível, organizado por estudantes. Os esforços para o fortalecimento de nossas entidades nacionais (UNE e UBES) e aqui no Pará, a reconstrução das entidades de base (CA’s, DA’s e Grêmios), além dos DCE’s (UFPA,UNAMA e FCAP, hoje UFRA) e UMES de Belém foi fundamental para essa conquista.
Essa geração que conquistou a MEIA-PASSAGEM SEM BUROCRACIA é a geração que hoje segue o legado de conquistar outras vitórias para nosso povo. E muito me anima compartilhar inúmeras conquistas e ter tido a companhia de tão valorosos companheiros, que mesmo com o passar dos anos, ainda se auto-reconhecem na sede juvenil de radicalidade e tesão ainda pra superar tantos desafios de novos tempos!
Um abraço.
Cláudio Puty